Lugares áridos


Quando o Espírito Santo entra na nossa vida, Ele varre toda a sujeira que existe

“E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros” (Mateus 12.43-45.).

Em primeiro lugar, o espírito imundo considera o homem a sua casa. E qual é o momento em que esse espírito sai do homem? Quando o Espírito Santo entra. 

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6.19).

Quando o Espírito Santo entra na nossa vida (casa espiritual), Ele a limpa, a deixa varrida e adornada. Já o espírito imundo sai em busca de repouso em lugares áridos.

Esses lugares áridos (secos) são aqueles onde não há a palavra de Deus. Diferente daqueles lugares onde fluem rios de água viva, onde há a presença de Deus. 

“Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre” (João 7.37-38). “E ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra” (Oseias 6.3).

Porém, não encontrando lugares áridos para repousar, o espírito imundo volta para onde saiu porque encontra aquela casa desocupada, ou seja, sem a presença de Deus.

Mas por que o Espírito Santo foi embora de casa? A Bíblia diz que nós entristecemos o seu Espírito e somos responsáveis pela extinção dele das nossas vidas (1 Tessalonicenses 5.19).

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós” (Efésios 4.30-31). 

Quando praticamos tudo isso, o Espírito Santo vai embora de casa...

Já o espírito imundo, ao voltar para onde saiu, leva consigo mais inquilinos tornando os atos daquele homem, piores do que os primeiros.

Portanto, se esforce para manter a presença de Deus na sua vida. Faça de você mesmo o lugar favorito do Espírito Santo:

Eu quero ser o lugar onde Jesus gosta de estar / Eu quero ser Tua casa favorita / Quero ser o seu altar

Comentários