A libertação vem pelo arrependimento

Assim como as cachoeiras onde as pedras se movem de lugar por causa do movimento das águas, o coração duro de uma pessoa (as pedras), é inundado pela presença de Deus - a fonte das águas vivas

Como ajudar o Espírito Santo a libertar uma pessoa que se encontra enredada, ou seja, presa na vontade do inimigo das nossas almas como diz o livro de Timóteo:

"e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em cuja vontade estão presos" (2 Timóteo 2:26)

O evangelho nos traz o entendimento de como lutar contra os principados e potestades.

Uma das armas para vencer essa batalha travada no mundo espiritual, é a oração direcionada pela compreensão de como acontece o agir do Espírito Santo na vida de uma pessoa.

Para chegarmos a essa compreensão, lembremos do início do ministério do Senhor Jesus quando começou a pregar o evangelho. A primeira coisa que ele falou foi: 

"(...) Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus" (Mateus 4:17).

Daí por diante, nos relatos dos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, percebemos o Mestre falando repetidamente para as pessoas se arrependerem dos seus pecados.

Em vários momentos, também observamos a palavra do evangelho nos exortando a nos humilhar debaixo da potente mão de Deus. 

Examine-se, pois, o homem

Por tudo isso, podemos concluir que, para que a boa obra comece na vida de uma pessoa, o primeiro passo é ela reconhecer as suas falhas, o quanto precisa de Deus e a necessidade de se libertar. 

Enquanto a pessoa não se humilhar e se arrepender de tudo o que fez e faz de ruim para os outros e da sua desobediência à palavra de Cristo, o Espírito Santo não consegue trabalhar na vida dela.

O que nós podemos fazer a respeito, então? 

O Pr. Marcos Santos orienta direcionarmos a oração pela pessoa pedindo a Deus que a liberte dos laços do inimigo, mas, principalmente, que o coração dela seja quebrantado para que se arrependa dos seus atos falhos e se volte para Deus.

Até porque, o Senhor Jesus só trabalha na vida de uma pessoa que permite que Ele faça alguma coisa por elaIsso também pressupõe que ela se humilhe na presença de Deus. Do contrário, Ele irá resisti-la e não fará nada:

"Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes" (Tiago 4:6)

O Pr. Marcos faz uma analogia do processo de libertação com as cachoeiras: com o passar do tempo, as pedras que estão por trás da água, se movem de lugar por causa da correnteza.

Essa água pode ser entendida, segundo ele, como o próprio Jesus que a Bíblia diz que é a fonte das águas vivas

As pedras representam o coração duro da pessoa que precisa se quebrantar e se humilhar debaixo da potente mão de Deus.

Essas águas, que representam o próprio Deus inundando aquele ser, são derramadas por meio da oração que é feita por aquela pessoa.

É como diz o ditado: "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".

Observe o que o profeta Isaías adverte se a pessoa se arrepender dos seus pecados e não mais cometê-los:

"Então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui; acontecerá isso se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo e o falar vaidade" (Isaías 58.9)

Aquele que se dá conta dos próprios erros e se humilha na presença de Deus será como um verdadeiro manancial: 

"E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará teus ossos; e serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca faltam" (Isaías 58.11).

Conclusão: Jesus vivifica aqueles que querem ser vivificados. O contrário disso é ditadura e imposição que nada tem a ver com o convite da graça.

Comentários