"Se for da vontade de Deus que eu tenha um marido [ou uma esposa], que assim seja..."
Você já usou ou ouviu alguém usar a expressão acima ao se referir à pretensão de se relacionar com alguém?
Eu já ouvi inúmeras vezes. E trago um contraponto para analisarmos por outra ótica. Vamos a ela.
A vontade de Deus
Segundo o que escreveu o apóstolo Paulo em 1 Tessalonicenses 4:3, a vontade de Deus é a nossa santificação: que nos abstenhamos da prostituição.
A prostituição, conforme está escrito em Gálatas 5:19, está na classe de definições do que são as obras da carne. Carne e sangue, sabemos que não herdarão o reino dos céus (1 Coríntios 15:50).
Quando se fala em carne, também lembramos que Cristo nos convida ao novo nascimento (batismo nas águas) para nos revestirmos do novo homem que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade (Efésios 4:24).
Resumindo: o novo nascimento nos torna espirituais. Precisamos nos tornar espirituais justamente porque Deus é espírito (João 4:24).
Muita gente coloca "na conta" de Deus os filhos que virão ao mundo:
"Deus é quem sabe"; "Está nas mãos de Deus"; "Que seja feita a vontade Deus".
Ou ainda, quando alguém fala que não pretende ter filhos, alguns rebatem dizendo:
"Você não sabe os planos de Deus, não pode falar isso".
A missão de povoar o reino dos céus
Vamos a um fato que todos sabemos: os planos de Deus para a nossa vida, e até de quem ainda não nasceu, é um dia morarmos com Ele para sempre no reino dos céus (João 14:2-3).
Para que, então, Jesus teria planos de encher essa terra onde não ficará pedra sobre pedra? Veja o que vai acontecer quando Ele voltar:
"Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão" (2 Pedro 3:10).
Não faz sentido o Senhor Jesus ter planos para a humanidade de povoar essa terra que já está condenada e reservada para ser queimada:
"Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro e se guardam para o fogo, até o Dia do Juízo e da perdição dos homens ímpios" (2 Pedro 3:7).
Os filhos que já existem e os que virão a existir - por vontade do homem e da mulher (não de Deus) - devem ser educados para povoar o reino dos céus. Essa é a grande missão e desafio dos pais:
"Eis que os filhos são herança do Senhor , e o fruto do ventre, o seu galardão" (Salmos 127:3).
Se bem que, enquanto Jesus não volta, precisamos de pessoas pregando o evangelho para quem vai nascendo. Esse é outro fato. Aí sim, faz sentido deixar para os filhos o legado do Senhor Jesus a fim de que o evangelho não desapareça.
Os filhos de Deus
Analisemos, então, esta passagem: "Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus" (João 1.12-13)
Nesse versículo, claramente se vê que os filhos nascem do sexo - vontade/desejo do homem e da mulher. Já aqueles que receberam a Cristo, a esses foi dado o poder de serem feitos filhos de Deus - os quais não nasceram do sexo de um casal, mas de Deus: pelo novo nascimento, a saber o batismo nas águas.
Metaforicamente falando, o apóstolo Pedro também se referiu a esse novo nascimento espiritual:
"desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo" (1 Pedro 2:2).
Qual é esse leite racional? Entendo que seja o evangelho.
Espere em Deus
Por tudo que foi exposto acima, concluo que, se alguém tem a pretensão de se relacionar amorosamente com outra pessoa, ao invés de dizer que seja feita a vontade de Deus, é melhor que vá direto ao ponto e orar para que encontre alguém que caminhe na mesma fé.
Porque, se a pessoa pedir para que seja feita a vontade de Deus, Ele vai preservá-la de se prostituir.
Já diz o livro de Salmos 37:4 que, se nos deleitarmos no Senhor, Ele concederá o que deseja o nosso coração.
Você deseja um relacionamento abençoado? Então, ore a Deus francamente, obedeça ao evangelho e espere Nele.
"Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará" (Hebreus 13:4).
Glória a Deus é isso mesmo
ResponderEliminarMuitos relacionamentos hoje, inclusive de jovens, em questão de tempo irão "ladeira a baixo". Relacionamentos que um lado se anula para satisfazer o outro e não a Deus, fatalmente comete o erro de se sujeitar aos desejos da carne (a paixão) e confiar mais nos homens do que em Deus.
ResponderEliminar