O poder da respiração e da percepção interna no seu interior

Foto: Eli DeFaria/Unsplash

Há tempos que eu tenho buscado formas de me manter autoconsciente para não deixar o automático me levar a comportamentos inadequados, principalmente, nas relações sociais.

E não tinha me dado conta de que ações simples no meu dia a dia podem contribuir para a minha reconexão interior e me fazer voltar ao eixo.

Uma das pessoas que contribuíram para esse entendimento foi a Renata Nigri quando falou que até mesmo a respiração é um aspecto importante da comunicação porque, além da clareza mental, ela nos mantém presentes no agora.

"Aprender a respirar nesses momentos [de conflito] traz lucidez, calma e criatividade", afirma. 

Percepção interna

Renata lembrou que até mesmo a corrida, a natação, a meditação, o ioga e tantas outras atividades funcionam como exercícios de reconexão interior. E que isso contribui sobremaneira para a autopercepção, além de estimular a respiração. Uma chave rodou na minha cabeça na hora que ela disse isso. 

E qual o benefício da autoconsciência? Resposta:

"Uma vez desenvolvida essa percepção interna, somos capazes de ler pessoas, ler a si mesmo, ler o ambiente, o contexto e o momento da exposição de ideias divergentes [para estimular conflitos saudáveis]".

(abro um parêntese da menção ao conflito para dizer que Renata falou sobre percepção interna nesse contexto, mas que se aplica ao que quero trazer nesse post sobre autoconsciência)

Atenção plena

Se existe uma coisa que faz muita, mas muita falta nas relações sociais hoje em dia é a atenção plena.

Por várias vezes, já me deparei com pessoas que simplesmente não estavam ouvindo e nem prestando atenção ativamente no que eu estava falando, explicando, relatando, informando algo importante.

Sabe quando a pessoa te olha (ou não te olha) e só balança a cabeça ou balbucia alguma coisa como se estivesse concordando, mas, claramente, ela não está "ali"? Pois é. E essa falta de atenção desemboca em ruídos mais tarde.

Por esse motivo que eu tenho me esforçado para não deixar ninguém no "vácuo", por assim dizer, e ficar atenta durante uma comunicação.

Depois que essa chave rodou, procuro atividades que me fazem reconectar comigo. Uma delas é o hábito, que eu já tinha, da leitura antes de dormir.

E por aí? Você já tinha pensado sobre isso? De utilizar alguma atividade no seu dia para a reconexão interior ou mesmo para aliviar a tensão do dia a dia?

Comentários