A vida eterna começa pela fé na graça de Deus

Foto: Getty Images

🎶 Sou estrangeiro 
mas compreendo 
que o eterno lar
Começa no momento 
em que vivo 
para Te encontrar (Daniela Araújo)

O convite da graça que Jesus faz à humanidade já vem acompanhado do melhor presente que alguém pode receber: a vida eterna.

Pela palavra do evangelho, conseguimos compreender que esse presente nada mais é do que a extensão do tempo em que permanecemos neste plano físico. Afinal de contas, como costuma dizer o bispo Luciano Nascimento, a nossa vida é apenas um momento na eternidade.

Não estou falando de reencarnação. Esse é outro conceito que não tem base no evangelho de Cristo. Estou me referindo às palavras que Ele declarou dizendo:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (João 11:25).

Crer em Jesus é o primeiro passo para viver o sonho da eternidade com Cristo. Observe:

“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5:24).

É vivendo pela fé e obedecendo ao evangelho que seremos ressuscitados no último Dia.

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último Dia” (João 6:54).

Nas palavras do apóstolo Paulo, podemos perceber o quanto ele já vivia a eternidade ao considerar a tribulação pela qual passava como leve e momentânea e encorajava os coríntios a pensarem da mesma forma apontando para o peso de glória que os aguardava (2 Coríntios 4:16-18). E olha que não eram poucas as adversidades que enfrentava, indo de prisões a açoites.

Perceba, então, como tudo começa com a fé. Até porque, o escritor do livro de Hebreus afirma que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Então, nós já temos a vida eterna a partir do momento em que cremos em Jesus:

“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna (...)” (João 3:36).

Guarde a sua coroa

Por isso que o livro do Apocalipse 3:11 nos adverte para guardarmos o que temos para que ninguém tome a nossa coroa. Como assim tomar a nossa coroa? Quem pode vir contra nós para tomá-la? Os anjos caídos.

Ainda no livro do Apocalipse 12:7-12, tomamos conhecimento de uma batalha que houve no céu. E que ao serem vencidos, o diabo e os anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação (Judas 1:6), foram precipitados na terra e no mar. E desceram com grande ira sabendo que já têm pouco tempo.

Eles estão aqui andando ao nosso derredor bramando como leão buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5:8). Mas a Bíblia diz que aquele que é nascido de Deus - pelas águas do batismo - conserva-se a si mesmo e o maligno não lhe toca (1 João 5:18). Estamos protegidos pela fé no Filho de Deus e no entendimento que temos recebido Dele (1 João 5:20) - o que não significa que não enfrentaremos tribulações.

Barreiras nos lugares celestiais

Lembra-se da armadura de Deus que o apóstolo Paulo fala para nos revestirmos? (Efésios 6:1-18). É por causa disso, para não deixarmos que tomem a nossa coroa. No início da sua carta aos Efésios, inclusive, ele fala:

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Efésios 1:3).

Veja, nós já estamos abençoados porque Deus considera as coisas que não são como se já fossem (Romanos 4:17). Porém, como tudo na vida, para alcançarmos o que Ele tem para nós, inúmeras barreiras aparecerão no caminho. 

São barreiras de toda ordem, tanto materiais quanto espirituais. Existe um caminho a ser percorrido para alcançarmos essas bênçãos. É o caso do batismo nas águas, por exemplo, que é um ato de fé que precisamos ter para sermos abençoados, escapar da corrupção do mundo pela fé e obediência ao evangelho e herdar a vida eterna. 

Voltando para a passagem de Efésios 1:3, o apóstolo Paulo menciona que fomos abençoados “com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”. E é justamente nas regiões celestiais onde estão os principados e potestades “de guarda” para não deixarem que as bênçãos de Deus recaiam sobre nós:

“porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6:12).

A entrada no reino é pela fé

O apóstolo Paulo reafirma de que forma temos acesso à gloriosa esperança da vida eterna:

“Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Romanos 5:1-2).

Por tudo o que já foi exposto acima, compreendemos que o reino dos céus está acessível a todos que creem no Filho de Deus e também por isso:

“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tito 2:11).

O apóstolo Pedro afirmou que fomos gerados de novo pela grande misericórdia de Deus para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (1 Pedro 1:3). 

Mais adiante no referido capítulo, ele é mais enfático acerca da fé nessa esperança dizendo que mesmo não havendo visto Jesus, nós o amamos; que mesmo não o vendo agora, mas crendo, nos alegramos com gozo inefável e glorioso, alcançando o fim da nossa fé, a salvação da alma (1 Pedro 1:8-9).

Que o diga a autoria dessa canção: 

🎶 E eu anseio
Pela noite ou pelo dia
Dia sublime, tão sublime
E na saudade por alguém que eu ainda não vi
Me imagino correndo pra Teus braços, ó Pai (Daniela Araújo)

Era exatamente assim que o apóstolo Paulo se sentia estando nessa matéria chamada corpo. Ele ansiava pela sua habitação que é do céu entendendo que era peregrino e forasteiro aqui na terra: 

“E, por isso, também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu” (2 Coríntios 5:2).

Como diz outra canção:

🎶 Não sei como é o Teu rosto,
nunca vi o Teu olhar
Eu nunca Te toquei,
mas meu desejo é Te abraçar
Não sei como explicar
essa saudade de alguém
Que eu nunca vi (Pr. Lucas Silva)

Só declara essas palavras sobre alguém que nunca viu, aquele que foi convencido de que existe uma morada preparada para todos que amam a vinda de Jesus. Ou seja, aquele que crê nos ensinamentos de Cristo. 💓

Comentários

  1. Caramba que explanação minuciosa e importante. Glória a Deus por sua vida Maiara. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Muito top sua explicação sobre a Vida eterna, eita Glória!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário