Conheça o ranking das empresas brasileiras e dos setores que mais investem no bem-estar e na saúde mental dos colaboradores, nos âmbitos público e privado, com o Anuário Saúde Mental nas Empresas 2023. A publicação foi lançada pelo Instituto Philos Org, em parceria com o portal Integridade ESG, da Insight Comunicação.
O Anuário apresenta-se como o mais amplo estudo já realizado em relação a iniciativas e compromissos com a promoção da saúde mental dos 100 maiores grupos empresariais do Brasil que, juntos, registram cerca de 3 milhões de empregados.
Cenário da saúde mental
A publicação traz o cenário da saúde mental no ambiente corporativo brasileiro. Segundo a OMS, o Brasil é o 2º país das Américas com a maior prevalência de transtornos de depressão e o 1° do mundo em transtornos de ansiedade.
De acordo com a edição de 2022 do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, 60% dos brasileiros afirmam que o trabalho é uma fonte de ansiedade, estresse e tristeza, sendo que 72% dos que estão no mercado sofrem de alguma sequela decorrente de estresse.
Diagnóstico
Diante desses desafios, o Anuário Saúde Mental nas Empresas 2023 surgiu para estimular a inserção do tema na agenda ESG e ser um marco de transparência, análise e classificação do quanto as empresas brasileiras investem de seu tempo, planejamento e recursos para enfrentar esse mal que tem um impacto profundo na qualidade de vida, do trabalho e da produção.
Práticas de saúde mental
As melhores práticas de saúde mental foram selecionadas e analisadas com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O Anuário traz em detalhes o que é cada prática e como elas estão presentes nas empresas em benefício dos colaboradores. São elas:
1. Programas de Promoção da Saúde Integral (Bradesco, Itaú Unibanco, Ambev, Santander e Banco do Brasil);
2. Desenvolvimento de Lideranças e Psicoeducação (Bradesco, Itaú Unibanco, Ambev, Santander e Banco do Brasil);
3. Psicologia, Psicoterapia e Psiquiatria (Bradesco, Ambev, Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Santander);
4. Meditação e Yoga (Telefônica / Vivo, Votorantim, Embraer, Oi e Santander);
5. Diversidade, Inclusão e Comunidades (Bradesco, Ambev, Enel Brasil, GPA Pão de Açúcar e Gerdau);
6. Mídias, Canais e Plataformas (Bradesco, Ambev, Itaú Unibanco, Santander e Embraer);
7. Psicometria e Data Analytics (Bradesco, Itaú Unibanco, Enel Brasil, GPA Pão de Açúcar e Braskem).
Comentários
Enviar um comentário