Conhecer as suas forças e fraquezas te ajuda a se posicionar diante dos desafios

Foto: Paige Cody/Unsplash

Conheça as suas forças, mas, principalmente, as suas fraquezas. Isso te ajudará a se posicionar quando criarem expectativas sobre o seu trabalho.

Uma vez que você reconhece que não é tão bom assim em certas coisas, você mesmo não alimenta nos outros a expectativa de que irá entregar um serviço ou produto com um nível de excelência que estarão esperando. E aí não queima o seu próprio filme.

Isso aconteceu comigo recentemente e serviu para isso: me posicionar nas próximas vezes que indicarem as minhas habilidades para alguma coisa. Quando me pedirem algo em uma área em que eu tenha limitação, vou dizer algo assim:

“Obrigada, pela confiança. Posso me esforçar e tentar, mas não garanto que farei essa entrega à altura das suas expectativas porque não tenho expertise suficiente nessa área”.

Fica a sugestão para você fazer o mesmo. Se optarem por escolher outro profissional para tanto, siga a vida. Se não, faça o que pode sem preocupação, martírio ou temor de não ser boa ou bom o bastante para aquilo. Pois a pior coisa é o sentimento de incapacidade.

Portanto, você não precisa carregar uma “culpa” ou o peso de não ser capaz ou perfeito. Até porque você não é obrigado. Se faz sentido para você se especializar naquela área, tudo bem. Se não faz sentido, fica em paz.

Investir no autoconhecimento é um dos caminhos para adotar a assertividade nas suas relações pessoais e profissionais.

Já passou por uma experiência assim? Se não quiser, não precisa detalhar os pormenores. Só de dizer que já passou por algo parecido, não me sentirei só na multidão rsrsrs

Comentários