Você precisa de fé e paciência para Deus agir em seu favor

Foto: Pexels

Fé e paciência são duas virtudes que precisam ser adquiridas na jornada com Cristo; sem elas, seremos tomados pelo desânimo e não conseguiremos transpor os obstáculos que surgirão no caminho em direção ao reino dos céus.

Em Lucas 21:19, Jesus declara que na nossa paciência, Ele possui a nossa alma. Não quer dizer que ele não ouve o clamor de uma pessoa aflita. Pelo contrário. Em 1 Pedro 5:7, somos encorajados a lançar sobre Deus toda a nossa ansiedade porque Ele tem cuidado de nós.

A questão a se compreender é que Deus não se move pelo nosso desespero; Ele se move e trabalha por aqueles que Nele esperam:

“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera” (Isaías 64:4).

O desespero e a preocupação são demonstrações da falta de confiança do que Deus pode fazer diante de uma situação que para nós é impossível. E se não estamos esperando Nele, isto é, se não temos paciência de esperar o tempo certo das coisas, Ele não pode trabalhar em nosso favor.

O próprio Senhor Jesus nos faz o convite para chegarmos a Ele quando estamos cansados e sobrecarregados para que alivie o nosso fardo:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30). 

A partir daí, ou seja, depois que a nossa alma está descansada e nutrida com a palavra do evangelho aprendendo de Cristo, é que Ele consegue fazer morada no nosso interior e começar a boa obra na nossa vida, nos guiando mansamente às águas tranquilas como o nosso Bom Pastor.

Cabe também frisar que o livro de Hebreus nos lembra que Deus não tem prazer naqueles que não tem fé e voltam atrás e reforça que precisamos de paciência para herdar a promessa:

“Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele” (Hebreus 10:36-38).

Além disso, quem não tem fé, não pode agradar a Deus:

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).

Aquele que duvida, a Bíblia compara a uma pessoa vacilante e sem firmeza e revela que não recebe nada do Senhor: 

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos” (Tiago 1:5-8).

Comentários

  1. Que texto edificante! Como é maravilhoso saber que temos um Deus que cuida de nós em todos os detalhes, só precisamos de paciência e confiar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário