Enviados como instrumento de paz


Foto: Pexels

Quando você anda com Cristo e se permite ser guiado por Deus, nada mais é por acaso. Você pode ter um bom ou mau emprego, uma casa boa ou ruim, uma bela família ou um lar destruído, bons amigos ou pessoas difíceis de conviver. 

Nenhuma dessas e outras coisas podem te separar do amor de Deus. Em cada situação, você deixa de ser um figurante no palco da existência e assume o papel de enviado.

"(...) Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós" (João 20:21).

O que você faz ou deixa de fazer ou como se comporta nos ambientes onde circula determina o quão entendeu sobre o propósito da Grande Comissão, o ide do Senhor Jesus.

Se fechar os olhos naturais e abrir os olhos espirituais, em cada desafio que se deparar verá campos prontos para a ceifa tal como Jesus avisou os discípulos: 

“(...) levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. E o que ceifa recebe galardão e ajunta fruto para a vida eterna, para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem” (João 4:35-36).

Jesus não estava se referindo a colheitas naturais, mas à colheita de almas que no mundo vão chorando sem participar da salvação: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (João 4:34). 

🎵 Olhe para os campos amadurecidos
Campos de aflitos e oprimidos
Campos preparados para serem colhidos 🎶

Pare um momento e observe as pessoas com quem convive em casa, no trabalho, no clube, na igreja, na escola ou faculdade, nos aniversários e em diversos outros eventos e ambientes onde costuma comparecer.

Recorde-se da maneira como elas te tratam ou tratam os outros. O que é predominante nesse trato? A gentileza ou a grosseria? A paciência ou a rispidez? A bondade, misericórdia e compaixão ou a maldade, crueldade, frieza e indiferença? 

Ou ainda, traga à memória se elas vivem tristes, aflitas, ansiosas, angustiadas ou alegres, entusiasmadas, tranquilas e despreocupadas.

Toda e qualquer pessoa, incluindo você e eu, que não tem bom trato com os outros ou vive uma vida de perturbação, está chorando ou sangrando por dentro e precisa de cura e alimento para não desfalecer. E, além de remédio, Jesus é o pão vivo que desceu do céu. 

Existem aqueles que tentam disfarçar seu sofrimento com sorrisos amarelos e outros que o escondem muito bem. Mas quem é espiritual discerne bem tudo (1 Coríntio 2:15), nada passa despercebido aos seus olhos.

E se você permanecer como Deus te chamou – andando em Espírito (Gálatas 5:16) – então, cumprirá o seu chamado de discípulo e pensará duas vezes antes de revidar uma afronta, uma palavra torta ou um olhar atravessado. 

E passará a olhar tudo com bons olhos (Mateus 6:22), sem se sentir afetado pelo mal que fizerem a você, pois a sua velha criatura estará sepultada nas águas do batismo. Afinal de contas, morto não sente qualquer arranhão porque está morto.

“porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3:3).

É por essa compreensão do seu papel como enviado para onde Deus te mandar que viverá pelo mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus (Filipenses 2:5), sendo compassivo e misericordioso com todos aqueles que ainda estão nas trevas e não sabem para onde vão (1 João 2:11).

“Aquele que diz que está na luz e aborrece a seu irmão até agora está em trevas” (1 João 2:9).

E se permitirá ser usado por Deus como instrumento de paz: onde houver ódio, levará o amor; onde houver ofensa, levará o perdão; onde houver discórdia, levará a união; onde houver dúvida, levará a fé; onde houver erro, levará a verdade; onde houver desespero, levará a esperança; onde houver tristeza, levará a alegria; e onde houver trevas, levará a luz.

E, então, compreenderá com profundidade o que diz a canção:

🎵 Quanta coisa tenho feito para o meu próprio prazer
Tenho andado a procura do meu próprio bem viver
Enquanto existe tanta gente ansiosa por aí
Não te conhecendo assim como eu conheço a ti

O chamado que um dia tu fizeste a mim
E ao qual sem hesitar eu disse: "Sim"
Ressoou em meus ouvidos como da primeira vez
E a Ti Jesus eu novamente digo: "Sim"

Eis-me aqui
Eu livre estou ao teu dispor
Para onde tu quiseres me enviar
Me coloco submisso a ti, Senhor
Para o teu querer em mim realizar 🎶

Ouça a canção completa:




Comentários