O novo nascimento


"Mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca" (1 João 5.18)

Ensina o bispo Luciano Nascimento que esse mundo tem dono. Existe uma classe de demônios que domina esse lugar: são os anjos caídos. Aqueles que foram precipitados na terra quando houve a batalha no céu. 

“Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo” (Apocalipse 12. 12).

Acentua o bispo Luciano que o diabo está aqui bramando como leão buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5.8), porque sabe que já tem pouco tempo para ser lançado no fogo eterno mencionado pelo Senhor Jesus em Mateus 25.41. E ele quer levar o máximo de pessoas com ele.

Por que nascer de novo?

Se o mundo jaz no maligno (1 João 5.19), como vamos nos proteger dos dominadores desse mundo que a Bíblia chama de tenebroso? A resposta é simples:

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre” (1 Pedro 1.23).

A única forma para os demônios não nos tocarem é nascendo de novo: da água (para caracterizar o sepultamento do velho homem) e do espírito (que é o entendimento da palavra). 

“E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 João 5.20).

Em outras palavras, se o mundo jaz no maligno e, nós estamos no mundo, então, onde a gente pode se esconder? 

A resposta também é simples: em Cristo, no entendimento que Jesus veio nos dar:

“Porque já estais mortos [para o pecado e vivos para Deus], e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3.3).

Quando nascemos de novo e, vivemos pela palavra da verdade, os dominadores desse mundo não podem nos tocar:

“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca” (1 João 5.18).

Essa é a necessidade de nos manter mortificados para as paixões e desejos da carne (Colossenses 3.5). Assim, poderemos ficar protegidos das astutas ciladas de satanás (Efésios 6.11). 

“Qualquer que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode viver pecando, porque é nascido de Deus” (1 João 3.9).

E, se estamos protegidos da armadura, que é o evangelho, poderemos vencer todos os dardos inflamados do maligno (Efésios 6.16). Afinal, foi justamente essa palavra que venceu a batalha que houve no céu, além do sangue de Jesus:

“E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte” (Apocalipse 12.11).

Posts relacionados:


Ouça "Eu nasci de novo - Diante do Trono": 


♪ Eu nasci de novo, nasci de novo / Faz-me ver assim como sou / Uma nova criação eu sou  

Comentários